sexta-feira, dezembro 03, 2010

"Blefe Dirigido"



Por Jorge Martins

em 02/Dez/2010 às 21:22

Não faz sentido considerar com seriedade a tal carta enviada pela Fifa ao governador Rogério Rosso, na qual o secretário-geral da entidade, Jerome Velcke, afirma não estar descartada a possibilidade de Brasília bancar a festa de abertura da Copa 2014, porquanto a entidade ainda não teria definido nada a respeito.



Primeiro, porque a carta não tem a assinatura do seu presidente, Joseph Blatter, que há 40 dias autorizou o presidente Ricardo Teixeira, da CBF, a afirmar ao presidente Sanchez, do Corinthians, e ao governador do Estado de São Paulo (na presença da imprensa), que a realização da solenidade de abertura do Mundial acontecerá no novo estádio do Timão. Ou em qualquer outro, desde que na capital bandeirante.



À parte, o detalhe da correspondência ter sido enviada por um dirigente que nem vice é e não poderes para falar em nome da entidade, mesmo que fosse apenas uma espécie de pombo-correio da presidência. Ainda assim não acredito que Blatter tivesse a coragem e a capacidade de fugir do compromisso assumido com Lula, vez não se constituir segredo de estado o fato do presidente desejar que o evento ocorra na capital bandeirante.



E Blatter sabe (tanto qualquer um de nós) que mesmo fora do Palácio do Planalto, Lula continuará a mandar muito neste país. Ainda mais se o assunto alcançar compromissos assumidos publicamente por ele. A abertura da Copa em São Paulo é ponto de honra para o presidente. E ponto final! O ditado “rei morto, rei posto”, jamais será aplicável a Lula no governo Dilma Rousseff.



Teixeira e a Fifa sabem disso. E, certamente, não vão pagar para ver, criar qualquer polêmica a respeito. Principalmente em razão da isenção fiscal que terão em todos o gastos que fizerem no Brasil até o Mundial, conforme medida provisória assinada por Lula em agosto. Posto isto, o que estranho, sim, é que Agnelo Queiroz possa deixar-se levar por qualquer dúvida nesse sentido. Conhece bem o presidente. Foi seu ministro do Esporte e não desconhece que o melhor é ninguém desafiá-lo. Nem a Fifa!



O governador eleito não pode cair nesse blefe. O que deve fazer, sim, é levar imediatamente adiante o projeto de construção do novo estádio. A acreditar que Brasília tem alguma chance e demorar-se a autorizar a construção do novo estádio, com qualquer que seja a sua capacidade, poderá deparar-se mais adiante com a exiguidade de tempo e obrigado a autorizar a liberação de recursos de caráter emergencial, sem licitação, o que o levaria a incorrer nos mesmos vícios dos governos anteriores. É isso aí!



========================



CRÔNICA X DIRIGENTES



Com apoio da Administração Regional, a Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos - ABCD, e a Federação Brasiliense de Futebol - FBF, confirmaram para o estádio do Cave, dia 10.12, às 19 horas, a realização do jogo entre Crônica Esportiva e Dirigentes de Futebol, evento que marca anualmente o encerramento das atividades do futebol candango.



No ano passado, com um gol “garfado”, marcado por Paulinho Araujo (atual presidente) em claríssimo impedimento, os Dirigentes venceram por 2 a 1. Após o jogo, churrasco e chope (que ninguém é de ferro).



========================



C R O C _ S



O GOVERNADOR eleito Agnelo Queiroz visitou a Fibra na última 5ª. feira. Na oportunidade, o botafoguense teve oportunidade de conhecer e enaltecer as futuras instalações da Rádio e TV Fibra, que a partir do dia 20 de dezembro (rádio) reforçará o rádio-esportivo candango com programação esportiva diária, além de transmissões. A TV será instalada no primeiro trimestre de 2011.



POR sinal, botafoguense de quatro costados, o presidente da Fibra, Antônio Rocha, é só euforia com a instalação da rádio e TV da entidade. Dentre os convidados que espera reunir na solenidade de inaguração da emissora, constam as presenças de Carlos Alberto Torres, Jairzinho e Túlio Maravilha



WEBER Magalhães, vice-presidente da CBF para a região Centro-Oeste, deverá ser eleito semana que vem na presidência da Federação de Futsal do Distrito Federal. Substituirá no cargo o professor, escritor e radialista Ruy Telles, a quem cabe o mérito de ter aumentado de seis para treze o número de filiados e realizado em 2010 o melhor campeonato daquela entidade nos últimos anos.



O ATACANTE Jóbson deverá ter nova (e derradeira) oportunidade na equipe do Botafogo, domingo, contra o Grêmio, no estádio Olímpico. Isso, se até o final da semana em curso não aprontar mais nenhuma palhaçada.



TEM gente ligada ao futebol candango afimando que o ex-presidente do Ceilândia, Sergio Lisboa (o Serjão), poderá assumir à diretoria de futebol do Botafogo do Distrito Federal. No ano passado, Serjão chegou a ser um dos homens fortes do alvinegro candango.



NÃO será novidade para a coluna se o América Mineiro, agora de volta à divisão de elite do futebol brasileiro, assinar patrocínio (uniformes) com a mexicana Pirma.



COM um almoço preparado pela sua Genilda e a presença de familiares e amigos, quem celebrou mais um aninho (e botem aninhos nisso) de vida foi o coronel e professor Paulo Roberto Alves (ex-CBF). A ele, gente que é gente, amigo da gente, as felicitações dos seus amigos da ABCD.



QUEM circulou no final da semana passada por Nova York foi o ex-governador José Roberto Arruda.



PERGUNTAR não ofende: como é possível um médico condenado a mais de 200 anos de prisão pela prática de mais de 50 estupros, ter a prisão adiada pela concessão de um habeas-corpus baseado no fato dele ainda não ter esgotado todos os recursos disponíveis? A decisão vale para cidadãos pobres? Brasil é isso!



COLABORAÇÃO da coluna para a Cartilha do Lula: DIABETES: Dançarinas do diabo. É isso aí!





Jorge Martins é jornalista e presidente da Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos - ABCD.

Entre em contato com o colunista pelo e-mail croc_s@terra.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email .

Nenhum comentário: