Primeiro jogo de Mano Menezes em solo brasileiro será no Serra Dourada, que sonha com vaga de Natal no Mundial
Marcel Rizzo, iG São Paulo
11/02/2011 16:18
A+ A-
Compartilhar:
Foto: Divulgação Ampliar
Estádio Serra Dourada terá que passar por reforma para receber partida da seleção brasileira
O Brasil enfrentará a Holanda em 4 de junho no estádio Serra Dourada, em Goiânia. Será a estréia de Mano Menezes em solo brasileiro, e o primeiro jogo da seleção em quase dois anos no país: a última vez foi em 14 de outubro de 2009, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da África do Sul, em Campo Grande-MS (empate sem gol contra a Venezuela). A informação foi confirmada ao iG pela Agência Goiana de Esporte e Lazer (Agel), secretaria do Governo de Goiás que administra o estádio.
A escolha, num primeiro momento, foi uma maneira de a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) compensar o estado por ficar fora da Copa de 2014. Goiânia concorreu como sede, mas perdeu para Brasília e Cuiabá, que representarão o Centro-Oeste. O desejo do Governo local, porém, ainda é receber jogos do Mundial. O alvo é a vaga de Natal, que pode ser sacada pela Fifa (Federação Internacional de Futebol Association) já em março por atraso na obras para a construção da Arena das Dunas.
Veja também:
Mano Menezes repete na seleção dificuldade em vencer os clássicos
Brasil perde para a França no segundo clássico de Mano Menezes
Twitter do iG Esporte: vídeos, fotos e notícias
O Serra Dourada passará por reforma para receber a partida. A intenção é impressionar enviados da Fifa. Há a possibilidade até da presença do presidente da entidade, Joseph Blatter.
O estádio atualmente está em estado lastimável, com goteiras, gramado ruim, cadeiras quebradas e acesso inadequado. Em janeiro, o novo presidente da Agel, que assumiu com a posse de Marconi Perillo (PSDB), visitou o local e admitiu que o estado ainda pensa em receber jogos de 2014. O estádio em Natal está com problemas no processo de licitação e não será surpresa se já em março, em giro de Jerome Valcke, secretário geral da Fifa, pelas sedes, a capital potiguar seja eliminada.
Amizade
Goiás poderia entrar na briga pela vaga aberta porque Marconi Perillo tem ótimo relacionamento com Ricardo Teixeira, presidente da CBF e do COL (Comitê Organizador Local). Em 2007, o atual governador de Goiás foi a Zurique, na Suíça, como convidado oficial na confirmação do Brasil como sede da Copa. Na eleição para o Senado de 2006, a CBF doou R$ 50 mil para a campanha de Perillo.
Antes desta partida, Mano Menezes comanda a seleção em dois jogos entre 25 e 29 de março, contra adversários ainda não definidos, em jogos provavelmente em Londres. Em julho a Copa América será disputada na Argentina e em agosto há amistoso marcado contra a Alemanha, em Stuttgart. O duelo contra a Holanda, portanto deve ser o único no Brasil em 2011 – a Fifa só permite grande deslocamento em jogos amistosos uma vez por ano e a maior parte dos convocados atuam no futebol europeu.
Quando assumiu, em julho de 2010, uma das declarações de Mano foi a de que gostaria de jogar mais vezes no Brasil, para aproximar a seleção do torcedor. Neste ano, pelo menos, isso não será possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário