segunda-feira, janeiro 31, 2011

Jorge Martins: O Eterno Jeitinho




Por Jorge Martins

em 31/Jan/2011 às 12:08

Em meio a tantos valores que surgem a cada ano na Copa São Paulo de Júniores, é triste constatarmos que em menos de um ano mais da metade já estarão distantes do nosso futebol. Como pode acontecer isso se existe uma nova legislação que fala em punição ao clube ou empresário que negociá-los antes de chegarem ao profissionalismo?



Aí é que está, aí é que está. Como outras tantas leis baixadas no passado, infelizmente ainda somos mesmo o país do jeitinho. Lei vem, lei vai e ninguém segura ninguém.Como em outros tantos segmentos da sociedade brasileira, aplica-se o esquema do “finge que manda, que eu finjo que obedeço”.



Trata-se da eterna filosofia do malandro que, descaradada e acintosamente ,paga pra ver. E que geralmente se dá bem, porquanto mesmo flagrado numa transação ilegal, apanhado em ato delituoso, seja do mais leve ao mais grave, sabe que não acontece nada.



E se acontece, acabará sofrendo apenas uma multinha qualquer e, se sentenciado a 1 ano de cadeia, pena essa convertida logo após ao pagamento de algumas cestas básicas E daí para a frente, continuará a fazer tudo do seu jeito, a hora que quiser e como quiser, legal ou ilegamente.



Além disso, pesa o fato da decisão dos pais, que desejando o melhor para os filhos acabam cedendo á pressão dos euros e dólares, liberado-os para tentarem um futuro mais auspicioso no exterior. E diante desse quadro não há como impedir à revoada da garotada para outras plagas.



Afinal, são contratos mirabolantes de tentações, como casa, comida, estudo e recheados depósitos mensais em suas contas. É a lei do mais forte. Reação muito natural, Mãé é mãe! Até a própria ex-primeira dama, dona Marisa, não se fez de rogada ao pedir para os seus filhos à cidadania italiana mal o maridão chegou ao poder. E o que alegou? Um futuro melhor para os seus filhos Como ela, todos os pais querem isso.



Recentemente, tomei conhecimento que, atualmente, temos no exterior cerca de 3 mil garotos brasileiros na faixa etária dos 15 aos 17 anos, todos “pescados” por olheiros nas escolinhas de futebol. E dezenas de outros tantos nos campos de futebol de várzea. Quantos se tornarão um Kaká, Ronaldão ou Robinho ou Ronaldinho Gaúcho, é difícil saber.



Mas o certo é que já estão a desfalcar o nosso contingente de jovens valores, vez que muitos jamais veremos atuar na bases dos nossos clubes e seleções de base da CBF. Futebol de clubes pobres é assim mesmo. E não acho que esse panorama vá mudar tão cedo. E vocês, o que acham? É isso aí!



===========================



Manchetes Impossíveis:



- Barcelona propõe ao Flu troca de Fred por Messi

- Bangu pode ser a novidade do Candangão em 2012

- CBF intercede junto ao TJD e Jacaré volta à Série B

- Gana esnoba a McDonalds e recusa patrocínio

- Coca-Cola, desde 60 no DF, deverá patrocinar o Brasília



===========================



Placar Moral:



Candangão 2011

Botafogo-DF 0,0 x 0,0 Ceilândia

Brasiliense 5 x 0 Ceilandense

Formosa Esporte 4 x 2 Gama

Brasilia 4 x 1 CFZ



Carioca

Botafogo 4 x 1 Olaria

Flamengo 2 x 2 Vasco

Cabofriense 1 x 5 Fluminense



Paulista

Santos 2 x 2 São Paulo



===========================



C R O C _ S



NO pedido de ajuda (patrocínio) que soliticou do Governo do Distrito Federal para as equipes de esportes das emissoras candangas, a Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos -ABCD -,bateu o martelo: só intercederá junto ao governo na busca de patrocínio para as equipes que caminharem juntas com a entidade na formulação da solicitação. Quem fizer a coisa individualmente, terá de arcar com as consequências. São os chamados ”espertos”, que poderão ficar na mão.



ATÉ agora, são sete as equipes esportivas constantes do pedido da entidade.



ALIÁS, é inacreditável como numa comunidade esportiva tão pequenina, hajam tantos desencontros. E tantas vaidades.



A ABCD, por sinal, só intercederá junto ao GDF por aqueles que, comprovadamente, cobrem o futebol e o esporte da cidade. Quem quiser cobrir o Cariocão, Paulistão, Mineirão ou Gauchão, que recorra aos governos e patrocinadores daqueles estados.



A ASSOCIAÇÃO dos Magistrados do Rio decidiu processar o cantor Lobão por causa de um trecho do seu livro "50 anos a mil", no qual ele diz ter gastado 2 mil reais para comprar garrafas de uísque a integrantes do Judiciário, quando esteve preso por drogas. A justiça quer saber quais os juízes foram agraciados com os "presentinhos".



A LIMITS é a primeira marca de roupas a fazer parceria com o Bondinho do Pão de Açúcar. A grife criou cinco modelos de camisetas para celebrar os 98 anos da atração turística carioca As peças estão á venda nas lojas da rede.



JÁ está na rede o novo site do Unieuro,Central de Vestibulares. A interatividade também está presente no Twitter, Facebook e blog, que são atualizados diariamente. Acesse: www.centraldevestibulares.com.br. É isso aí!





Jorge Martins é jornalista e presidente da Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos - ABCD.

Entre em contato com o colunista pelo e-mail: croc_s@terra.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email .



Nenhum comentário: