terça-feira, janeiro 18, 2011

Jorge Martins: FAIR PLAY,PLEASE!


Jorge Martins



Escreva para esta coluna: croc_s@terra.com.br





.Acho que todos sabem o que significa. Em outras palavras, quer dizer “seja educado, por favor”. No sentido esportivo, “saiba perder, saiba vencer, saiba ser ético”. Trata-se do princípio fundamental do esporte em todos os seus múltiplos segmentos. Talvez. o mais importante. E isso engloba todos que participam dele, diretamente, profissionalmente ou não.



Tanto é fato, que é a segunda bandeira da Fifa, seu segundo símbolo, usado também pelo Comitê Olímpico Internacional-COI- tem os mesmos dizeres: ”Fair Play, Please”. Trata-se de parte de uma Bíbliba da Educação dirigida a atletas, jogadores, comissões técnicas, técnicos, dirigentes, presidentes de clubes, instituições de ensino que formam atletas e membros da crônica esportiva mundial.

Por ocasião do encontro organizado pela Federação Brasiliense de Futebol e Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos - ABCD - destinado a apresentar detalhes do Candangão 2011 e ouvir da imprensa esportiva seus pleitos e expectativas para o acompahamento do torneio, ficou estabelecido que, em qualquer circunstância, na busca da melhor união para a concretização dos seus projetos, os profissionais deverão atentar sempre para o necessário fair play, adotando o indispensável respeito mútuo e, para com todos envolvidos na realização do torneio. Críticas de jogo, sim; críticas exarcebadas, que extrapolem os limites e tendem a denegrir a imagem de qualquer atleta, dirigente colega ou figura pública, jamais! O pacto firmado não é exclusividade da ABCD - ou de apenas uma ou outra entidade. É internacional ! Vai da Fifa para a Associação Internacional de Imprensa Esportiva (AIPS), Abrace (entidade nacional que centraliza todas as associações estaduais da crônica esportiva) e Associação Brasileira de Imprensa - ABI -.



A luta por mídia ou audiência, deve se restringir apenas ao seu trabalho. O importante é o seu trabalho sua equipe, sem preocupação com o trabalho alheio. O mais é chanchada! O que deve ser considerado são comparações fúteis com a intenção de denegrir a imagem de outrem, que, igualmente, está empenhado na mesma meta, isto é, o fortalecimento da crônica esportiva. O ditado é velho mas está sempre atualizado: ”o seu direito termina quando o do alheio começa”.



Possíveis citações inadequadas tendem apenas a ferir a ética e quebrar a melhor postura desportiva, cujo objetivo visa apenas fortalecer o bom relacionamento entre todos. É isso aí!



.............................................



CONSELHO DE ÉTICA



A QUEM interessar possa: eis a formação do Conselho de Ética da ABCD: Presidente: Roberto Cavalcante; Vice-Presidente: Jornalista Jesus Afonso- Demais integrantes: Titulares: José Natal, José Antonio Rabello Alves , Adalberto Marques ,Carlos Alberto Macedo e Jáércio Barbosa; Suplentes: Silvio Linhares, Silvio Goiano.Edson Sombra, André Luis Mendes, José Rodrigues , Nelson Motta e Francisco Stuckert.

Nenhum comentário: